Projeto de quiosque na praia

Arquitetura

Assinado pelo arquiteto Tony Hobba, o projeto do quiosque “Third Wave”, na cidade de Torquay, no litoral da Austrália, presta reverência à paisagem e à cultura de praia. Segundo os autores, o projeto demonstra “resistência às forças naturais e jovens enérgicos, e atenção para a simplicidade modesta e elegante”.

O briefing era criar um novo quiosque, banheiros e vestiários, para funcionar o ano todo, proporcionando um importante destino na praia. Devido ao alto nível de uso local, regional e internacional ao longo do ano, juntamente com a sua proeminência visual ao longo desta seção do litoral, o desenho do projeto reconheceu a necessidade de cumprir adequadamente as demandas de serviço comunitário, recreação e exigências turísticas. Ao mesmo tempo, o projeto demonstra sensibilidade na integração e respeito ao entorno.

O edifício está implantado em um ponto estratégico, ao lado da principal circulação de pedestres, entre o parque de estacionamento principal e caminho de acesso à praia. Além de garantir o máximo de circulação ao seu redor, o quiosque é visível a partir da praia, na beira d’água.

A fim de envolver os frequentadores da praia, uma plataforma de observação foi criada junto ao quiosque, que não só tem vista para a praia, mas funciona como um marco facilmente identificável e ponto de encontro. A altura e o perfil do edifício foram concebidos como uma resposta às ondulações do local, vegetação e vento. Essas inflexões naturais determinaram a sua aparência final, e por isso sua forma assume uma qualidade escultural que combina com o ambiente circundante e disfarça sua função utilitária.

Essa semelhança do desenho com as características naturais (mimetismo) é acentuada através da utilização de materiais que têm cores comuns naquela região. Desde as estacas, até o revestimento, intencionalmente deixado em sua condição original para enfatizar os óxidos de marrom e amarelo avermelhados do aço, que harmonizam-se com as cores das falésias.

Enraizado na identidade nacional da Austrália e no modo de vida ligado à cultura de praia, o quisque é um patrimônio construído com técnicas sustentáveis, que não agride a paisagem e proporciona melhores condições tanto para os turistas quanto para os frequentadores habituais. Um ótimo exemplo de equipamento de comércio e lazer, que poderia facilmente ser seguido nas praias brasileiras!


ÚLTIMAS DE Arquitetura

_DSC5033rr

Integração com área externa traz luz natural ao imóvel

HK0_0203

Escritório no estilo industrial tem divisórias de concreto

2013.12.02_Hong_Kong_One_Plus_Partnership_UA_CineTimes_0001-6

Um cinema com projeto surpreendente!

INSTAGRAM @ARKPAD